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Id:386 - (920)
Autor:Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Vigiar e, depois de 1964, punir: sobre Samuel Pessoa e o Departamento Vermelho da USP^ipt.
Fonte:Ciênc. cult. (São Paulo);66(4):26-31, 2014. .
Resumo:Este ensaio trata de elementos relacionados à perseguição de professores da Faculdade de Medicina de São Paulo durante o golpe civil militar de 1964, principalmente, do Departamento de Parasitologia no qual a presença de militantes e simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) era expressiva. Indica que a repressão sobre esse grupo foi possível pelas condições político-institucionais implantadas pelo regime militar e também por um conjunto de ações e pela construção de narrativas em torno da trajetória do cientista e comunista Samuel Barnsley Pessoa, seus alunos e colaboradores desde os anos 1940, no contexto da Guerra Fria e da adoção do anticomunismo como política governamental e centro organizador da prática policial no país.^ipt.
Descritores:História da Medicina
Comunismo
Educação Médica
Parasitologia/eucc
Parasitologia/hstt
Meio Eletrônico:http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252014000400011&script=sci_arttext

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Id:375 - (909)
Autor:Sobral, Dejano T.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Três casos de inovação curricular no panorama recente (1964-1988) da Educação Médica Brasileira: Subsídios de um retrospecto baseado na revisão de documentos^ipt / Three cases of curricular innovation in the recent perspective (1964-1988) of the Brazilian Medical Education: an Appraisal of a retrospect based on the review of documents
Fonte:Rev. bras. educ. méd;38(4):493-501, 2014. .
Resumo:No intervalo de uma década (1966-1975), três escolas médicas — nas universidades de Brasília (UnB), São Paulo (USP) e Minas Gerais (UFMG) — estabeleceram novos currí-culos a fim de preparar médicos com potencial ampliado no trato de necessidades de saúde no cenário comunitário. As três escolas diferiam entre si no contexto geopolítico, na totalidade de recursos e na experiência de vida. Embora suas propostas tivessem traços em comum, cada qual definiu de forma peculiar os elementos da organização programática, dos enfoques estratégicos e da gestão do processo curricular, os quais se expressaram diferentemente na característica global de orientação comunitária, bem como no impacto de seus efeitos na formação dos médicos e no sistema de saúde. Este relato reúne informações documentais referenciadas e algumas ilações sobre os elementos básicos da inovação curricular e seus efeitos, nos três casos (AU).^ipt.
Descritores:Inovação
Currículo
Escolas Médicas
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:374 - (908)
Autor:Andreazzi, Maria de Fatima Siliansky de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: inconsistências à luz da reforma do Estado^ipt / Brazilian Hospital Services Company: inconsistencies in light of State reform
Fonte:Rev. bras. educ. méd;37(2):275-284, 2013. .
Resumo:Este artigo apresenta um histórico da trajetória da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2011, contextualiza essa criação nas conjunturas internacional e nacional, e apresenta e discute as principais mudanças nela contidas. Essa trajetória é problematizada a partir das mudanças ocorridas no Congresso Nacional desde a Medida Provisória 520. O contexto é analisado com base nas justificativas da criação da EBSERH à luz do cenário de crise econômica internacional. Nacionalmente, o texto insere a empresa na perspectiva da reforma do Estado iniciada em 1995. Esta é apresentada em duas gerações, com base na bibliografia consultada, sendo a EBSERH própria de uma segunda geração de reformas ditas institucionais. Na saúde, a separação entre o financiamento e a prestação dentro do Estado e a competição entre prestadores públicos e privados são tomadas como norte para a análise. Apresentam-se e discutem-se as principais mudanças da lei que cria a EBSERH, especialmente quanto a financiamento, relacionamento com as universidades, relações de trabalho e controle social. São apresentados possíveis impactos sobre o ensino médico (AU).^ipt.
Descritores:Hospitais de Ensino
Privatização
Educação Médica
Contratos
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022013000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:370 - (904)
Autor:Cerqueira, Ede.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A perícia médico-legal e o ensino: dissidências e discussões na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal^ipt / Forensic medical examinations and teaching: disagreements and discussions within the Brazilian Society of Neurology, Psychiatry, and Forensic Medicine
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(2):641-649, 2015. .
Resumo:Observando a influência da medicina legal na constituição do campo psiquiátrico, este texto analisa os debates ocorridos entre maio e julho de 1918 na Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal sobre o uso das perícias médico-legais como material de estudo para o curso de Medicina Pública da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. A intenção é perceber como a controvérsia desenvolveu-se na referida sociedade, observando como essa instituição científica influenciou na constituição das formações teórica e prática do perito médico (AU).^ipt.
Descritores:Psiquiatria/hstt
Medicina Legal
Prova Pericial
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200019

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Id:366 - (900)
Autor:Talamoni, Ana Carolina Biscalquini; Filho, Claudio Bertolli.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A anatomia e o ensino de anatomia no Brasil: a escola boveriana^ipt / Anatomy and the teaching of anatomy in Brazil: the Boverian school
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;24(4):1301-1322, 2014. .
Resumo:A história da anatomia humana, de sua pesquisa e seu ensino no Brasil é tema pouco explorado academicamente. Observa-se a quase inexistência de uma visão mais abrangente do percurso da anatomia contextualizada pelas contingências nacionais, o que gera insegurança entre os pesquisadores que buscam aprofundar-se nessa temática, majorada pelo fato de que muitos dos dados disponíveis nem sempre se apresentam suficientemente apurados. Este texto visa retraçar o desenvolvimento da disciplina anatômica – de sua pesquisa e seu ensino no contexto paulista e nacional –, em muito sintetizada pela ação da autoproclamada escola boveriana de anatomia, fundada pelo médico italiano Alfonso Bovero, por ocasião da criação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AU).^ipt.
Descritores:Anatomia/eucc
Anatomia/hstt
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000401301

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Id:360 - (894)
Autor:Mello, Guilherme Arantes; Bonfim, José Ruben de Alcântara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um sanitarista chamado Walter Leser^ipt / A public health physician named Walter Leser
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(9):2749-2754, 2015. .
Resumo:Faz uma breve revisão da trajetória profissional do médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser, falecido em 2004 aos 94 anos. Autodidata, a partir de sua tese de doutoramento de 1933, torna-se referência no campo da estatística e epidemiologia no país, com dezenas de estudos e orientações. No campo clínico é um dos fundadores do Laboratório Fleury, e participa da criação do CREMESP. Como acadêmico, foi catedrático da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Introduziu os testes objetivos no exame vestibular, e esteve à frente da criação do CESCEM e Fundação Carlos Chagas. Na Escola Paulista criou o primeiro Departamento de Medicina Preventiva do país. Como administrador público, foi secretário de Estado da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, responsável por extensas reformas e inovações. Entre as mais lembradas, a criação da carreira de médico sanitarista. Por todo esse legado, emprestou seu nome à “Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde” do governo paulista (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Medicina Preventiva
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902749&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:358 - (892)
Autor:Goldbaum, Moisés.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Guilherme Rodrigues da Silva: a formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil^ies / Guilherme Rodrigues da Silva: the development of the field of collective health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(7):2129-2134, 2015. .
Resumo:Este artigo retrata a trajetória acadêmica do professor Guilherme Rodrigues da Silva e a sua contribuição na formação da Saúde Coletiva brasileira. Três aspectos fundamentais são abordados: a ativa participação na educação médica, tanto na graduação como na pós-graduação; sua aplicação em pesquisas científicas voltadas para o estudo de doenças negligenciadas e no desenvolvimento da metodologia epidemiológica; sua contribuição no estabelecimento de políticas de saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde – SUS (AU).^ipt.
Descritores:Epidemiologia
Educação Médica
Saúde Pública
Política de Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000702129&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:323 - (857)
Autor:Silveira, Rodrigo Pinheiro; Stelet, Bruno Pereira; Pinheiro, Roseni.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Crise na educação médica? Um ensaio sobre o referencial arendtiano^ipt / Crisis in medical education? An essay on Arendt's reference framework
Fonte:Interface comun. saúde educ;18(48):115-126, 2014. .
Resumo:Trata-se de um ensaio que contribui para o contexto de transformações na educação médica no Brasil à luz do pensamento da filósofa política Hannah Arendt. A autora faz uma leitura crítica da modernidade, apontando seu contexto de crise e quanto esta se reflete em áreas como as da educação e da política. Partindo das reflexões sobre a crise na educação, a ruptura com a tradição e a perda da autoridade, trazemos seu pensamento para uma análise sobre a prática médica e sua formação, pautadas, sobretudo, pelo modelo biomédico e outras manifestações do mundo moderno. Por fim, ressaltamos a necessidade de se trabalhar, na educação médica, com categorias como responsabilidade, julgamento e pensamento reflexivo, que foram objetos de análise da autora, já na fase final de sua vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação Médica
Política
História do Século 20
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100115

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Id:322 - (856)
Autor:Carvalho, Mônica Sampaio de; Souza, Maria Fátima de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Como o Brasil tem enfrentado o tema provimento de médicos?^ipt / How has Brazil dealt with the topic of provision of physicians?
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(47):913-926, 2013. .
Resumo:Analisa-se como o Brasil tem enfrentado a carência de médicos nas tentativa de superar a situação de forma articulada com as políticas de saúde e estratégias de formação e fixação desses profissionais, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomou-se como estudo de caso o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) criado pelo governo federal em 2011, que busca prover profissionais de saúde para as localidades necessitadas, destacando-se as seguintes ofertas do programa: pontuação de 10% nas provas de residência após avaliação do profissional e atividades estruturadas de educação a distância e supervisão. O PROVAB foi analisado dentro do contexto atual da política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na tentativa de compreender sua implementação mediante discursos, movimentos, acontecimentos e dados qualitativos e quantitativos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.Dessa forma, apontam-se caminhos para o desenvolvimento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Brasil (AU).^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Política de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400012

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Id:292 - (825)
Autor:Silva, André Felipe Cândido da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A diplomacia das cátedras: a política cultural externa alemã e o ensino superior paulista - os casos da USP e da Escola Paulista de Medicina (1934-1942)^ipt.
Fonte:Hacia promoc. salud;História (São Paulo);32(01):401-431, jan./jun. 2013. .
Resumo:O artigo trata da participação da diplomacia alemã nas negociações relativas à contratação de professores para a USP, criada em 1934, e para a Escola Paulista de Medicina, do ano anterior. Ao mesmo tempo em que a diplomacia do Terceiro Reich procurou garantir as cátedras para os alemães, a origem judaica dos nomeados para a USP envolveu conflitos e impasses, que não ocorreram com a mesma intensidade no caso do patologista Walter Büngeler, contratado pela escola médica em 1936. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Escolas para Profissionais de Saúde
Pessoal de Saúde
Alemanha
 Missões Diplomáticas
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742013000100021

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Id:214 - (563)
Autor:Almeida Filho, Naomar de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título: Reconhecer Flexner: inquérito sobre produção de mitos na educação médica no Brasil contemporâneo^ipt / Recognizing Flexner: an inquiry into the production of myths in medical education in contemporary Brazil
Fonte:Cad. saúde pública;26(12):[2234-2249], dez. 2010. .
Resumo:No Brasil, não parece haver dúvidas sobre os males causados por Abraham Flexner, seu Relatório e o Modelo Biomédico Flexneriano (MBF), concebido e promovido por fundações privadas, vinculadas ao complexo médico-industrial norte-americano. Neste artigo, proponho submeter essa formulação a um rigoroso inquérito crítico. Primeiro, apresento uma súmula de vida e obra de Flexner. Segundo, reviso as formas de representação de seu pensamento na literatura brasileira sobre educação em saúde. Com base no próprio Relatório, verifico inconsistências, contradições e omissões nos fragmentos referenciadores do MBF. Finalmente, contrastando fonte historiográfica e representação imaginária, analiso possibilidades de interpretação do MBF como intrigante e peculiar mitologia política.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Modelos Educacionais
Médicos
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010001200003&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:197 - (529)
Autor:Mourão, Maria das Graças Mota; Caldeira, Antônio Prates; Raposo, José J. B.Vasconcelos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A avaliação no contexto da formação médica brasileira^ipt / Student evaluation in the context of medical training in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[441-453], jul.-set. 2009. .
Resumo:Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da avaliação no ensino superior no contexto atual das escolas médicas brasileiras, com vistas a estimular a reflexão e a discussão de todos aqueles que de uma forma ou de outra estejam envolvidos no processo educativo. Entendemos que pesquisas a respeito da temática nos permitem repensar práticas e construir propostas mais participativas, voltadas aos processos, considerando a própria experiência, as diversidades e a complexidade da instituição. Discute-se, portanto, o processo autoavaliativo, ético e responsável, para que a instituição de ensino médico possa fazer uma reflexão crítica e participativa sobre suas ações, conhecer seu efetivo papel no engajamento com a comunidade e sua verdadeira contribuição para o seu desenvolvimento. Pretende-se explicitar a avaliação como força transformadora, que considera a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos, a natureza da relação pedagógica e os objetivos que se propõe a alcançar, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do processo de ensino.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Avaliação
Escolas Médicas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300015

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Id:196 - (528)
Autor:Nogueira, Maria Inês.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento^ipt / Changes in brazilian medical education in perspective: reflections on the emergence of a new way of thinking
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(2):[262-270], abr.-jun. 2009. .
Resumo:A formação médica atual encontra-se estruturada a partir de um modelo tecnocientífico. No entanto, na contemporaneidade surgem propostas orientadas por um projeto ético-humanista que tensionam esse modelo com vistas a sua transformação. Neste ensaio, considera-se o Sistema Único de Saúde (SUS) como superfície de emergência de novas demandas que alavancam as transformações requeridas na educação médica brasileira. A proposta estabelecida pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médico de 2001 sugere a inserção precoce do aluno em cenários diversificados de ensino-aprendizagem e enfatiza o papel desempenhado pela atenção básica nesse processo. Entende-se que a instituição de novos cenários de prática, a valorização das dimensões psicossocial e antropológica do adoecer e a incorporação de tecnologias relacionais na formação médica possibilitam uma reorientação do olhar sobre os aspectos subjetivos do adoecimento, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde-doença. Considerando que inovações no processo de trabalho possibilitam mudanças na prática clínica e na produção da atenção à saúde, questiona-se a possibilidade de emergência de um novo estilo de pensamento médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Estágio Clínico
Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200014

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Id:162 - (172)
Autor:Jacó-Vilela, Ana Maria; Esch, Cristiane Ferreira; Coelho, Daniela Albrecht Marques; Rezende, Marcelo Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Os estudos médicos no Brasil no século XIX: contribuições à Psicologia^ipt / Brazilian medicine courses in the 19th century: contributions toward Psycholog
Fonte:Memorandum;7:138-150, out. 2004. .
Resumo:O texto visa apresentar a história dos estudos médicos no Brasil por se entender, em consonância com vários historiadores da psicologia, a relevância do saber médico para a constituição da Psicologia no Brasil. Neste sentido, acompanha-se o exercício da profissão médica desde a colônia, a criação das primeiras Faculdades de Medicina e sua produção de teses médicas. Observe-se que estas representam parte relevante das primeiras produções teóricas brasileiras e têm sido pesquisadas por investigadores de origens diversas objetivando a construção da história de suas disciplinas, entre elas a psicologia. Daí decorre a importância da orientação do ensino médico, principalmente no tocante à psiquiatria e à medicina social, conforme se apresenta nessas teses. Dá-se especial relevo às teorias psicológicas mais utilizadas então porque estas serão fundamentais para a constituição do saber psicológico. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Psicologia
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos07/artigo09.pdf

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Id:112 - (122)
Autor:Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A reformulação curricular do Curso deMedicina da Universidade de Buenos Aires(1986-2002)^ipt / Curricular reform at the University of Buenos Aires School of Medicine (1986-2002)
Fonte:Rev. bras. educ. méd;27(1), jan.-abr. 2003. .
Resumo:Este artigo tem como questão central o processo de reformulação curricular da Faculdade de Medicinada Universidade de Buenos Aires (UBA) no período de 1986-2002. Buscamos identificar, no processoanalisado, algumas marcas da mudança por que passa o Estado desde a década de noventa e percebemosque as várias propostas de modificação no currículo estiveram vinculadas às modificações dopanorama mundial. As mudanças no Estado descritas, seus reflexos na Lei Argentina de EducaçãoSuperior (1995) e as propostas do Mercosul Educativo; a dinâmica interna própria das universidadespúblicas argentinas, herdadas da Reforma de 1918 (atravessada pela disputa política); a dimensãopedagógica que faz com que os profissionais da área de educação tenham grande prestígio e indiquemos caminhos a seguir nos processos de reformulação curricular da Medicina da UBA (CurrículoBaseado em Resolução de Problemas ou Currículo por disciplinas) são alguns dos eixos presentes narealidade estudada. Cada uma dessas peças fez parte do quebra-cabeças e vem conformando o processode reformulação curricular da Faculdade de Medicina da UBA por cerca de duas décadas.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Currículo
Avaliação Educacional
Escolas Médicas
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=25

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Id:111 - (121)
Autor:Dias, Elizabeth Costa; Silveira, Andréa Maria.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:30 anos de ensino da medicina do Trabalho na Faculdade de Medicina da UFMG: liçõesaprendidas e perspectivas^ipt / Teaching of occupational medicine to undergraduates at the UFMG School of Medicine (1971-2001): lessons and perspectives
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(3), set.-dez. 2001. .
Resumo:É revisado o processo de ensino-aprendizado das relações trabalho-saúde-doença nocurso médico da Faculdade de Medicina da UFMG, nos últimos 30 anos (1971-2001).Abordam-se aspectos da história e desenvolvimento desses conteúdos, com base nosaspectos legais e no contexto sociopolítico, econômico e pedagógico das mudanças curricularesocorridas no período, traduzidos na evolução da Medicina do Trabalho à SaúdeOcupacional e Saúde do Trabalhador. Descreve-se a atual organização dos conteúdos e oprograma adotado, identificando e analisando algumas das dificuldades enfrentadas parasua implementação, bem como a avaliação dos alunos sobre a disciplina Saúde do Trabalhador.A partir dessa experiência, são apresentadas sugestões para o desenvolvimentodas competências mínimas em Medicina do Trabalho, que todos os médicos devem terpara o exercício profissional, independentemente da especialidade que vierem a exercere de sua inserção no sistema de saúde, a serem adquiridas no curso de graduação. Sãoapontadas estratégias pedagógicas consideradas úteis e afinadas com as atuais diretrizescurriculares para o ensino médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica/hist
Medicina do Trabalho/educ
Ensino
Universidades
Saúde do Trabalhador
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=44

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Id:110 - (120)
Autor:Almeida, Márcio José de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A educação médica e as atuais propostas de mudança: alguns antecedentes históricos^ipt / Medical education and current proposals for changes: some historical background
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(2), mai.-ago. 2001. .
Resumo:A retomada dos estudos e debates sobre a educação médica observada nos anos 90 é acompanhadapelo surgimento de novas propostas de mudança. A compreensão destas nem sempre éfácil. A recuperação de alguns elementos históricos do movimento internacional da educaçãomédica, particularmente do latino-americano, visa contribuir para esta compreensão e para aimplementação das mudanças necessárias.(AU)^ipt.
Descritores:Ensino
Currículo
Educação Médica/hist
Educação Médica/tend
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=43

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Id:109 - (119)
Autor:Lampert, Jadete Barbosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Currículo de graduação e o contexto da formação do médico^ipt / The undergraduate curriculum and context of medical training
Fonte:Rev. bras. educ. méd;25(1), jan.-abr. 2001. .
Resumo:Aborda-se o currículo do curso de graduação das escolas médicas brasileiras no enfoquede documento escrito que explicita objetivamente o compromisso institucional com oeducando e a sociedade, e de fatores que, não estando explicitados oficialmente, têmrelevância na determinação do que efetivamente acontece na formação do profissionalmédico. Permeando a legislação e as implicações do contexto acadêmico e social nomercado de trabalho, apontam-se interesses que encaminham as ações na montagem doscurrículos, oficial, paralelo e oculto, que desafiam a efetivação das propostas curricularesinovadoras das escolas médicas brasileiras.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.educacaomedica.org.br/edicoes/numero_int.php?numero=42

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Id:102 - (112)
Autor:Aguiar, Adriana Cavalcanti.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Cultura de avaliação e transformação da educação médica: a ABEM na interlocução entre academia e governo^ipt / Evaluation and transformation of medical education: ABEM mediating between academy and government
Fonte:Rev. bras. educ. méd;30(2):98-101, 2006. .
Resumo:A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) foi fundada em 1962. Sua Diretoria atual foi eleita em 2004 e definiu como uma de suas prioridades no biênio 2005-6 a temática da avaliação. O presente trabalho visa registrar iniciativa da ABEM no período, no qual atuei como Diretora Executiva. Trata-se da interlocução com o Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, acerca do instrumento de avaliação de cursos, em seu processo de reelaboração posterior à homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina (DC). (AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Avaliação Educacional
Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Avaliação de Políticas de Pesquisa
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022006000200013&script=sci_arttext

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Id:59 - (69)
Autor:Bulcao, Lúcia Grando; El-Kareh, Almir Chaiban; Sayd, Jane Dutra.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ciência e ensino médico no Brasil (1930-1950)^ipt / Science and medical education in Brazil (1930-1950)
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(2):469-487, abr. - jun. 2007. .
Resumo:Este artigo aborda o papel da ciência e seu impacto no currículo dos cursos das escolas médicas entre 1930 e 1950, delineando-se a rede de relações construídas em torno dessas instituições e evidenciando a ligação entre a conformação curricular e o contexto sociopolítico e econômico vigente. As concepções de ciência, na época em estudo, influenciaram o desenvolvimento das instituições de ensino universitário em geral, representando importante elemento na formação médica, em particular. Nesse período, promoveu-se, no país, a atuação da Fundação Rockefeller, especialmente no campo da educação e da saúde. A ciência, como conceito e método de trabalho, mas também como categoria ideológica, foi importante fator na conformação curricular das escolas médicas brasileiras, especialmente em relação à pesquisa.(AU)^ipt.
Descritores:Academias e Institutos/hist
Educação Médica
Credenciamento
Medicina
Brasil
Educação Médica/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702007000200005&script=sci_arttext



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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